sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Ritmos de reprodução (Parte I)

Resultado de imagem para ritmo de produção da coelha
Após o parto, um novo acasalamento poderá ser executado, sendo indicado intervalo de tempo de onze a quatorze dias, o que definiria um intervalo entre partos (IEP) de 42 a 45 dias. Adotando este sistema é possível um número máximo de oito partos por ano, que na prática se resume a seis partos. De acordo com o ritmo de produção pode-se alongar o IEP para até 60 dias (gestação de 31 dias, e somente 29 dias depois reacasala-se a fêmea, podendo se coincidir com o desmame), permitindo um maior descanso do aparelho reprodutivo da coelha.



Em condições normais, as matrizes poderão ser utilizadas durante o período de 12 partos (cerca de dois anos), adotando-se os ritmos reprodutivos citados anteriormente.

O ritmo de produção deve ser estabelecido de acordo com as condições do criador (nutrição, instalações disponíveis, genética, etc.), bem como pela produção desejada. Um curto intervalo de partos exige muito do sistema reprodutivo do animal e sua vida útil será menor (até dez partos). Um longo intervalo entre partos resulta em um baixo aproveitamento da matriz, bem como do espaço utilizado e capital investido, mas aumenta sua vida útil.

Veja também:

>> Ritmos de reprodução (Parte II) <<
>> Ritmos de reprodução (Parte III) <<

  CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...